quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quando trocar as pastilhas de freio?



É recomendada a verificação do estado das pastilhas de freio de 5.000 a 10.000 km rodados, dependendo do uso do veiculo. 

Quando as pastilhas estão desgastadas, chegando ao limite do uso, o veículo começa a apresentar um ruído forte ao pressionar o pedal do freio. Nesse caso a recomendação é verificar imediatamente a espessura da pastilha.


Se ela encontrar-se com espessura mínima de 2 mm, recomenda-se substituir imediatamente. Como as pastilhas de freio, atuam diretamente nos discos de freio, é muito importante o mecânico avaliar também a situação em que se encontram os discos. O Mecânico deve sempre orientar o consumidor sobre possíveis avarias nos discos, bem com sua espessura mínima de segurança. 

Para garantir uma boa frenagem do veículo, é recomendado que os discos de freio sejam retificados ou trocados por novos, caso a espessura mínima de segurança do disco seja ultrapassada.

Após cada troca de pastilhas e discos de freio, o condutor deve tomar mais cuidado em frenagens por aproximadamente 300 km, que seria o tempo de assentamento das novas pastilhas ou discos de freio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário