quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

5 HTP: Pílula da Felicidade?

Se você anda tristinha, sem pique para malhar e fazer dieta, atenção para esta boa notícia: uma substância extraída de um legume africano promete mandar o desânimo embora. Mais feliz, você volta a ter vontade de se cuidar e, com isso, resiste aos doces e dedica-se mais aos exercícios. O resultado? Quilos a menos e felicidade em dobro.

O nome parece um código científico: 5HTP. Significa 5 hidroxitriptofano, que age da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só que é mais poderoso no processo da felicidade. O 5HTP sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central. Níveis elevados de serotonina contribuem para garantir prazer e melhorar o humor. Outro ponto a favor da dieta, o humor, bem-humorada, você tem mais jogo de cintura para driblar as dificuldades que acompanham um programa de emagrecimento, como reduzir guloseimas e cortar frituras. E, de quebra, sobra energia para você caminhar, correr ou fazer outras atividades que queimam calorias.

A serotonina em alta também minimiza os ataques incontroláveis de gula e, por isso, os assaltos à geladeira ficam mais raros. A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces. Apesar disso, o 5HTP não é considerado um recurso mágico para se livrar dos quilinhos extras.

A substância facilita o processo, mas não dá para fugir: é você que tem de fazer o esforço para malhar e não furar a dieta. O 5-HTP não pode jamais ser consumido de forma indiscriminada, pois a seratonina elevada de forma excessiva pode causar efeitos colaterais. Por isso é aconselhável que antes do consumo de 5-HTP (ou qualquer outro suplemento), seja sempre consultado um profissional da saúde.

Fonte: Daniela Mattei Fontana - CRF/SC: 6125

Nenhum comentário:

Postar um comentário