quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A importância do extintor nos veículos



Um dos itens fundamentais para a segurança do veículo e do motorista é o extintor de incêndio. Geralmente ele fica escondido sob o banco ou na lateral abaixo do painel, e por isso não se leva em consideração a sua utilização ou recarga.


Se ele está ali, mesmo sem ser notado, é porque se trata de uma peça complementar, mas bastante importante, principalmente na área de segurança do veículo. Com ele o proprietário pode salvar o seu patrimônio de uma perda total, no caso de incêndio, o qual pode ser causado, por exemplo, por uma faísca elétrica num motor com vazamento de combustível.

Não há como prever um incêndio, pois geralmente acontece de surpresa, pegando o motorista desprevenido. E se o extintor não estiver carregado, por falta de manutenção, é aí que a situação pode se complicar. Por isso, para evitar contratempos, pelo menos uma vez por ano devemos checá-lo, mantendo-o em condições adequadas de uso. No interior do extintor há uma mistura que contém, em média, 97% de bicarbonato de sódio e o restante de aditivos que aumentam a ação dessa substância na hora de apagar o fogo. A carga, ao ser disparada contra o foco do incêndio, interfere na reação das labaredas, impedindo que se propague a cadeia de combustão, até sua completa eliminação.

Tenha sempre em mente a importância da manutenção periódica do extintor do seu veículo, pois fatalidades como essas poderiam ser evitadas pelos próprios motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário